Nas casas de repouso e instituições de cuidado, o mercado sênior representa a parcela majoritária do público-alvo – e é extremamente importante não tratar o segmento de idosos como um bloco simples e homogêneo de pessoas!
Para acertar na comunicação, confira as informações a seguir e crie campanhas personalizadas – com muito mais eficácia!
Os 4 grandes grupos do mercado sênior
Pré-aposentados (50 a 65 anos)
Cada vez mais autônomas e informadas, essas pessoas já estão fazendo planos concretos para a aposentadoria – o que inclui buscar ativamente opções de lazer, cuidado e instituições de longa permanência no curto e médio prazo. Aqui, vale incluir também os cônjuges mais jovens dessa faixa (45 a 54 anos ou menos), que estão envolvidos na tomada de decisões e no planejamento financeiro para o futuro próximo.
Avós e membros mais velhos da família (+ 50 anos)
Essa parcela merece segmentação separada devido a uma questão financeira, uma vez que essas pessoas costumam direcionar boa parte da sua renda para manter e auxiliar familiares. Muitos mantêm o posto de principal provedor da casa.
Aposentados ativos (+ 65 anos)
São os idosos cuja renda é proveniente de previdência social, pensões, ativos ou poupança, entre outras fontes. Isso significa que se trata de uma “renda fixa”, muitas vezes gerenciada por familiares.
Aposentados tardios (65 a 75 anos)
Trata-se dos idosos acima da idade padrão de aposentadoria que ainda estão trabalhando. Essa diferenciação é extremamente importante do ponto de vista do marketing, uma vez que, apesar da faixa etária, essas pessoas são social e economicamente ativas e estão mais próximas dos pré-aposentados.
“Conheça e domine seu público-alvo”: o chavão do marketing definitivamente não existe por acaso! Quando falamos do mercado sênior, que conta com perspectivas de crescimento tão promissoras, esse conhecimento só ganha relevância.
Conta pra gente: você já conhecia essa segmentação? Sua casa de repouso planeja ações direcionadas para a faixa da “terceira idade” e os demais públicos? Até a próxima!